EDITAL PARA PREENCHIMENTO DE VAGA DE PROFESSOR COORDENADOR CORRESPONDENTE AO ENSINO FUNDAMENTAL.
A Diretora da Escola Estadual Arthur Francisco Andriguetti, com fundamento na Resolução 75 de 30/12/2014 e suas alterações, torna público o processo para seleção de docente para a função gratificada de Professor Coordenador desta Unidade Escolar.
I- Da vaga:
Uma vaga para Professor Coordenador.
II- Dos requisitos para o exercício da função:
1) Ser docente titular de cargo ou ocupante de função-atividade (estável, celetista ou categoria F) podendo se encontrar na condição de adido ou em readaptação, sendo que, no caso de docente readaptado a designação somente poderá ocorrer após manifestação favorável da Comissão de Assuntos de Assistência à Saúde da Secretaria de Gestão Pública – CAAS;
2) Contar com, no mínimo, 3 (três) anos de experiência no magistério público estadual (um mil e noventa e cinco dias de efetivo exercício);
3) Ser portador de diploma de licenciatura plena;
4) Encontrar-se em efetivo exercício.
III- Das atribuições dos professores coordenadores:
1) Atuar como gestor pedagógico com competência para planejar, acompanhar e avaliar os processos de ensinar e aprender;
2) Orientar o trabalho dos docentes nas reuniões pedagógicas e no horário de trabalho coletivo de modo a apoiar e subsidiar as atividades em sala de aula, observadas as sequências didáticas de cada ano;
3) Ter como prioridade o planejamento e a organização dos materiais didáticos e os recursos tecnológicos, disponibilizados na escola;
4) Relacionar-se com os demais profissionais da escola de forma cordial, colaborativa e solícita apresentando dinamismo e espírito de liderança;
5) Coordenar a elaboração, o desenvolvimento, o acompanhamento e a avaliação da proposta pedagógica juntamente com os professores e demais gestores da unidade escolar, em consonância com os princípios de uma gestão democrática participativa e das disposições curriculares bem como dos objetivos e metas a serem atingidos;
6) Tornar as ações de coordenação pedagógica um espaço dialógico e colaborativo que assegurem:
a) A participação proativa de todos os professores nas horas de trabalho pedagógico coletivo, promovendo situações de orientação sobre práticas docentes de acompanhamento e avaliação das propostas de trabalho programadas;
b) A vivência de situações de ensino, de aprendizagem e de avaliação ajustadas aos conteúdos e às necessidades, bem como às práticas metodológicas utilizadas pelos professores;
c) A efetiva utilização de materiais e de recursos tecnológicos, previamente selecionados e organizados com plena adequação a diferentes situações de ensino e de aprendizagem dos alunos e as suas necessidades individuais;
d) A divulgação e o intercambio de práticas docentes bem sucedidas, em especial as que façam uso de recursos tecnológicos e pedagógicos disponibilizados pela escola;
e) A análise de índices e indicadores externos de avaliação de sistema e desempenho da escola para tomada de decisões em relação à proposta pedagógica e a projetos desenvolvidos no âmbito escolar;
f) A análise de indicadores internos de frequência e de aprendizagem dos alunos quanto às avaliações realizadas pelos respectivos docentes de forma a promover ajustes contínuos das ações de apoio necessárias à aprendizagem.
IV- Do perfil profissional do candidato
É esperado o seguinte perfil profissional:
1) Ser capaz de desenvolver ações de formação continuada de professores e de acompanhamento do processo pedagógico da escola;
2) Possuir e ser capaz de desenvolver, continuamente, competência relacional e atuar para a consecução dos princípios da gestão democrática;
3) Atuar na perspectiva da educação inclusiva e na construção de um espaço coletivo de discussão da função social da escola;
4) Possuir habilidade gerencial e técnico-pedagógica e ser capaz de desenvolver ações de implementação e desenvolvimento do currículo oficial junto aos professores;
5) Possuir habilidades inerentes para o bom atendimento ao público escolar, tanto do ponto de vista técnico quanto relacional;
6) Possuir disponibilidade para atender a convocação dos órgãos da pasta, inclusive em municípios diversos da sede de exercício;
7) Possuir habilidade no uso didático-pedagógico das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação;
8) Possuir disponibilidade nos horários de funcionamento da unidade escolar (da 7h às 17h).
V- Dos documentos necessários:
No ato da inscrição o candidato deverá apresentar cópias, que ficarão retidas, dos seguintes documentos:
1) Currículo acadêmico ou Currículo Lattes atualizado;
2) Comprovação de conclusão de cursos promovidos pela SEE/SP, em qualquer de suas instâncias, especialmente aqueles que se referirem diretamente à atuação do professor coordenador;
3) Comprovação de curso de atualização, especialização ou pós-graduação que considere pertinentes ao exercício da função de professor coordenador, nos termos das atribuições da função e do perfil profissional esperado;
4) R.G.
5) C,P.F.
6)Diploma(s) e histórico(s) escolar(es) da(s) licenciatura(s) que possui;
7)Declaração de que acumula ou não cargos públicos (especificar regime e horário de trabalho);
8) Documento com contagem de tempo de serviço no magistério público estadual que comprove 1095 dias de efetivo exercício;
9)Proposta de trabalho para o nível de ensino objeto da coordenação.
VI- Da entrevista e da proposta de trabalho
1) A entrevista será agendada posteriormente e versará sobre as competências relacionadas às atribuições da função e sobre o perfil profissional do candidato;
2) Além do Diretor de Escola, a entrevista contará com a participação do Supervisor de Ensino da unidade escolar;
3) O candidato deverá explanar sua proposta de trabalho.
VII- Da análise dos documentos e do perfil profissional
1) Após a realização das entrevistas de todos os inscritos, o Diretor de Escola indicará o docente que venha a ser selecionado para ocupar o posto de trabalho, levando em conta a entrevista, o perfil profissional e o percurso acadêmico comprovado na entrega de documentos;
2) Fica reservada ao gestor escolar a decisão pela não indicação de qualquer inscrito.
VIII- Etapas:
1) Inscrição e entrega de documentos conforme item V: de 16/10/2019 a 21/10/2019, das 8h às 15h, na E.E.Arthur Francisco Andriguetti, localizada à Av. Neisser Machado, 135 – São João do Marinheiro – Cardoso – SP, telefone: (17) 3466 6108;
2) As entrevistas serão agendadas posteriormente;
3) Análise de documentos, perfil e resultado da entrevista;
4) Indicação e designação do docente.
IX- Disposições finais:
1) Situações omissas serão decididas pelo Diretor de Escola, ouvido o Supervisor de Ensino da unidade, à luz da legislação vigente.