Histórico

 

 

Em 25 de junho de 1955, na Rua Pará, nº 223, nas dependências do então Primeiro Grupo Escolar, atualmente Escola Estadual Professora Uzenir Coelho Zeitune, onde está hoje instalado o Paço da Prefeitura Municipal de Votuporanga, aconteceu a solenidade de Lavratura da Ata da então Delegacia Regional de Ensino de Votuporanga.


A Delegacia Regional de Ensino de Votuporanga foi criada pela Lei nº 21.613, assinada pelo então Governador do Estado de São Paulo, Jânio Quadros, e sua instalação foi oficializada em 07 de agosto de 1955, com a presença da Secretária de Educação do Estado, Professora Carolina Ribeiro.

No início, a Delegacia congregava vinte e cinco municípios do Oeste Paulista, atingindo Santa Fé do Sul, Pereira Barreto e Paulo de Faria, pois não havia nenhuma outra Delegacia na Região, a não ser a de São José do Rio Preto.

Funcionou em vários locais até conseguir sede própria. Inicialmente, no prédio do então Primeiro Grupo Escolar, na Rua Pará, passando depois a ocupar os prédios onde hoje funciona a Pensão Santo Antonio; a Galeria Jesus Silva Melo, na Rua Amazonas; o Escritório de Advocacia de Douglas Gianotti (sobrado demolido), na Rua Alagoas n٥ 53; o Barracão de Café, atual Posto Esso; na Rua Tocantins esquina com a Rua São Paulo; na Rua Paraíba esquina com a Rua Pernambuco, onde hoje é a Impacto, em frente a Susetel, e finalmente em sua sede própria junto a Escola Estadual Prof. Cícero Barbosa Lima, na Rua Brasília nº 3430, Bairro Vale do Sol.

Em 9 de abril de 1999, o então Governador do Estado de São Paulo, Sr. Mário Covas, promulga o Decreto nº 43.948, através do qual as Delegacias de Ensino passam a denominar-se Diretorias de Ensino.

Atualmente, a Diretoria de Ensino Região de Votuporanga possui sob sua jurisdição 18 municípios. São eles: Álvares Florence, Américo de Campos, Cardoso, Cosmorama, Floreal, Gastão Vidigal, Macaubal, Monções, Nhandeara, Nova Castilho, Nova Luzitânia, Parisi, Paulo de Faria, Pontes Gestal, Riolândia, Sebastianópolis do Sul, Valentim Gentil e Votuporanga.

A Diretoria de Ensino Região de Votuporanga encontra-se, hoje, sob a gestão da profª. Marcelaine de Oliveira Ferreira e possui em seu quadro  53 funcionários.